[adrotate group="2"]
Home / Artes Marciais / Karate / A Escola(ryu) Shorin de Karatê-dô de Okinawa

A Escola(ryu) Shorin de Karatê-dô de Okinawa

Karate Shorin-ryu A Escola(ryu) Shorin de Karatê-dô de Okinawa se desenvolveu através do intercâmbio cultural entre as dinastias Ryukyu e as dinastias chinesas. E isso é facilmente percebido pela observação e estudo das formas do kata Naihanchi, que conserva nitidamente os fundamentos do Hokunda Sorin (Shaolin do Norte), arte chinesa muito difundida nos mosteiros budistas da China.

WhatsApp Image 2019-07-13 at 21.35.30Nesta época, o arquipélago Ryukyu era formado por aproximadamente 70 ilhas, localizado entre Taiwan e o Japão. Okinawa é a principal ilha deste arquipélago, que se dividia em três reinos: Hoku San, Chu San e Nan San; mais tarde, em 1429, unificada pelo Rei ShoShin de Chu San, que buscando a estabilidade política e paz no seu reino, proibiu o uso de armas.

Ao estudarmos a origem do Karatê, podemos ver que havia, naquela época, três cidades muito importantes em Okinawa: Shuri (a capital), Naha e Tomari Gusuku (distrito de controle direto da dinastia). Devido ao desenvolvimento do Te em cada uma delas ser um pouco diferente, cada “estilo” adotou o nome da cidade onde estava sendo desenvolvido. Assim surgiram o Shuri-te, o Naha-te e o Tomari-te.

Esta escola de Karatê descende diretamente do Shuri-te, que era uma arte marcial permitida somente para oficiais militares e samurais da dinastia Ryukyu, centralizada ao redor do castelo de Ryukyu e foi transmitida ao longo das gerações na forma que se segue:

1º Sokon Matsumura (orientador de artes marciais e diretamente ligado ao Rei)

2º Anko Itosu (secretário da Família Real)

3º Chosin Chibana Sensei.

O Shuri-te era um estilo considerado como derivado do “Shaolin externo”, bastante explosivo e rápido. Um dos grandes mestres deste estilo foi Sokon “Bushi ” Matsumura (1809-1901), aluno do mestre Sakugawa. Este mestre ensinou sua arte não só aos habitantes de Shuri como a alguns praticantes das outras cidades. O Naha-te era um estilo forte e que fazia ênfase na respiração e como tal, foi descrito como “Shaolin interno”.

O “Shuri-te” era chamado de escola Shorin e “Naha-te” de escola “Shorei”. Na época de seus melhores discípulos, a escola “Shorin” (mata luminosa) foi denominada de escola “Shorin” (mata pequena) pelo professor Choshin Chibana (falecido) e a escola “Shorei” denominada “Goju” pelo professor Chojun Miyagui (falecido) e assim continua até hoje.

Foi justamente na época do Sensei Chosin Chibana que o Shorin-Ryu Karatê-Dô foi denominado Okinawa Karatê-Dô Shorin-ryu.

Como as características do Estilo Shorin, temos os seguintes pontos principais:

RESPIRAÇÃO: O método de respiração deve ser com postura natural sem mostrar “suki” (momento instantâneo de desatenção, descuido, imprudência, precipitação) e/ou “iro”(cor ou fisionomia do rosto) ao adversário. É importante dar um movimento rápido com inteligência. Portanto, não pode alterar a cor do rosto e, a respiração e inspiração não podem ser percebidas pelo adversário

FORÇA: A aplicação da força é de dentro pra fora e é importante concentrá-la instantaneamente. Portanto, embora a linha de “enbu” (movimento das partes do corpo durante o exercício de arte marcial) seja reta, para o ataque e a defesa são exigidas agilidade aproveitando o movimento circular e, eles devem ser reunidos em um só movimento com rapidez e inteligência.

LONGEVIDADE: No estilo Shorin-Ryu, por causa das suas características, há muito mais pessoas de longa vida, e nas épocas em que diziam que a vida do homem é de cinqüenta anos, os mestres terminavam a vida com mais de oitenta anos. Este fato da convicção de que este estilo é uma arte marcial mais apropriada para saúde também.

Shorin-ryu Matsumura Seito (em japonês: 小林流 松村 生徒 , Shorin-ryū Matsumura Seito), ou linhagem ortodoxa, é a escola de caratê, do estilo Shorin-ryu, que pretende conservar uma linhagem de mestres começada com Kanga Sakugawa.

História
O mestre Sokon Matsumura tornou-se reconhecido experto em artes marciais, o que, dentre outros fatores, o levou a fazer parte do séquito mais rente a el-Rei de Oquinaua, Sho Ko. Durante a vida, mestre Matsumura desenvolveu o seu estilo próprio de luta, bem como teve alguns alunos, o mais célebre deles, Anko Itosu — responsável pela inserção do caratê no currículo escolar em Oquinaua

A despeito de Anko Itoso ser o mais velho e também reconhecido por suas habilidades, ele não se manteve fiel à exata compleição do caratê de seu mestre, mas promoveu mudanças para simplificar algumas técnicas e incorporou outras. Deste modo, posto que herdeiro de Matsumura, não assumiu a liderança da linhagem, o que coube ao neto do mestre, Nab Matsumura. Reconhecidamente, o único estudante de Nabi Matsumura foi seu sobrinho, Hohan Soken.

Kobayashi-ryu (em japonês: 小林流 , Kobayashi-ryũ)[a] é uma escola de caratê do estilo Shorin-ryu, dentre aquelas nas quais o sistema é hoje compreendido. fundada por Choshin Chibana.

História
Depois do falecimento de Anko Itosu, Choshin Chibana, que era um de seus principais alunos, planeava continuar a treinar e ensinar o mesmo estilo de caratê ensinado por seu mestre, mantendo-se o nome de Shorin-ryu. Todavia, como pelo mestre foram usados os ideogramas “sho” (小? miúdo, jito) e “rin” (林? bosque), mas estes também podem sonar como “ko” e “hayashi”, respectivamente, a escola também foi chamada de Kobayashi, o que nunca fez Chibana, pois sua intenção era prestar tributo ao templo Shaolin.

O primeiro dojô foi aberto em 1920, em Torihori, um distrito de Shuri.

Após o falecimento de Chibana, em 1969, os alunos mais graduados criaram suas próprias linhagens dentro do Kobayashi-ryu: Shubokan, por Nakama Chozo; Kyudokan, por Yuchoku Higa; Shidokan, por Katsuya Miyahira; Shorinkan, por Shugoro Nakazato; Shinshukan, por Yoshihide Shinzato. Entretanto, a liderança do estilo coube formalmente ao mestre Miyahira.

Sobre InteligenciaMarcial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *