[adrotate group="2"]

Judô

Jigoro-kano

Judô  ou judo  (柔道, Jūdō, caminho suave, ou caminho da suavidade) é uma arte marcial japonesa, praticada como esporte de combate, fundada por Jigoro Kano em1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

Judô-feminino 4

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogi e que, com a faixa (obi), formam o equipamento necessário à sua prática. O judogi que é composto pelo casaco (Wagi), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa, o judogi pode ser branco ou azul, sendo o último utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos e na identificação dos atletas durante as transmissões de televisão. O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujitsu, arte marcial praticada pelos “bushi”, ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado esporte oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

Judô-feminino 3

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, o Judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual“. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

Pontuação

judo 2

O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:

  • Yuko – Um terço de um ponto. Um yuko se realiza quando o oponente cai de lado. Também ganha Yuko se conseguir imobilizar o oponente por 10 a 14 segundos;
  • Wazari – Meio ponto. Dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari. Um wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição. Também ganha wazari se conseguir imobilizar o oponente por 15 a 19 segundos;
  • Ippon – Ponto completo. O nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um ippon realiza-se quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento ou chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.

Penalizações

  • Shido – Infrações leves de regras são penalizadas com shido. Ele é tratado como um aviso. Shido, o primeiro Shido é um aviso, o segundo shido é uma pontuação para o adversário que vale um Yuko, o terceiro é um Wazari para o adversário.
  • Hansoku-Make – Uma violação de regras séria resulta em um hansoku-make resultando na desqualificação do competidor penalizado. Hansoku-make também é dado pela acumulação de quatroshidos.

Judô-feminino

No fim da luta, se a mesma estiver empatada em pontuações, vence quem tiver menos shidos.

Se a luta estiver no golden score (devido a empate), o primeiro a receber um shido perde, ou o primeiro a fazer um ponto, vence.

Antes havia dois níveis de penalização entre o shido e o hansoku-make: chui, equivalente a um yuko e keikoku, equivalente a um wazari.

judo 3

Sobre InteligenciaMarcial

Veja Também

jiu jitsu 5

Jiu-Jitsu

      Jiu-jítsu, jujitsu ou jujutsu (em japonês: 柔術,  jū, “suavidade”, “brandura”, e jutsu, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *