[adrotate group="2"]
Home / Artes Marciais / Vovinam ou Việt Võ Đạo

Vovinam ou Việt Võ Đạo

Nguyen loc

Vovinam (vietnamita: Việt Võ Đạo, Artes Marciais do Vietnã) é uma arte marcial vietnamita.
Vovinam é praticado com e sem armas. Baseia-se no princípio de entre duro e macio. Inclui formação do corpo, bem como a mente. Ele usa a força e reação do adversário. Vovinam também inclui técnicas de mão, cotovelo, chutes, escape e Levering. Ambas as técnicas de ataque e defesa são treinados, bem como formas, combate e luta tradicional. A ampla gama de técnicas incluem socos, chutes, formas, wrestling, armas e outros.
As técnicas de autodefesa cobrem defesa contra ataques sem armas, como asfixia por trás e defesa contra ataques com faca ou espada. Os alunos avançados aprendem a combinar as técnicas e a defender-se contra oponentes armados. Instrutores treinam com armas tradicionais como a bastão longo, bastão curto, faca e espada. Assim, as armas servem como dispositivos de treinamento para atingir um ótimo controle do corpo e da mente.

vovinam 1vovinam 5

História

Vovinam (Việt Võ Đạo) foi fundada como Vovinam por Nguyen Lộc (1912 – 1960) em 1938, com a intenção de fornecer um método eficiente de auto-defesa após um curto período de treino. Nguyễn acreditava que as artes marciais contribuiriam para libertar Vietnã, que tinha sido governado pela França desde 1859, da dominação externa. Vovinam, que Nguyễn sintetizou a partir de estilos chineses de kung fu, seu próprio conhecimento de artes marciais tradicionais vietnamitas, e elementos dos sistemas japonês e coreano, foi assim criado em parte como resposta à ocupação francesa, destinado a promover um sentimento de identidade nacional para o povo vietnamita.
Depois de ser convidado para demonstrar Vovinam publicamente em Hanói com os seus discípulos em 1940, Nguyễn foi convidado para ensinar a arte na Hanói Ecole Normale, e Vovinam ganhou em popularidade. Durante os anos seguintes, a agitação política aumentou ao longo do Vietnã; devido à orientação política nacionalista do sistema, a arte nasceu sob repressão. Por volta de 1954, Nguyễn havia emigrado para o Vietnã do Sul, onde ele foi capaz de continuar a ensinar e estabelecer escolas Vovinam. Após a sua morte em 1960, Grandmaster Le Sang continuou o desenvolvimento e promoção internacional de Vovinam até sua própria morte em 27 de Setembro de 2010. A primeira escola Vovinam fora do Vietnam foi criada em Houston, Texas por emigrantes vietnamitas em 1976, depois da queda de Saigon. Em 2000, as escolas Vovinam tinham se estabelecido na Austrália, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Marrocos, Polónia, Espanha, Suíça e Estados Unidos. Vovinam agora existe como Vovinam Việt Võ Đạo, sem as conotações políticas originalmente pertencentes a sua criação.

Vovinam-4 Vovinam-3

10 princípios de Vovinam Việt Võ Đạo

O termo Việt Võ Đạo (o caminho da arte marcial vietnamita) foi criado pelo patriarca da segunda geração do Vovinam Viet Vo Dao, Le Sang, com o objetivo de adicionar uma dimensão filosófica à sua arte marcial. Este “Viet Vo Dao” consiste em dez princípios:

  1. Os discípulos de Vovinam devem adquirir alta proficiência em sua arte marcial, a fim de servir o povo e da humanidade.
  2. Prometer ser fiel às intenções de ensino e desenvolver a nova geração de Vovinam Viêt Võ Dao.
  3. Estarem unidos em espírito e coração, respeitar-se o idoso, ser gentil com seus pares.
  4. Disciplina e respeito absolutos, manter o alto padrão de conduta pessoal e honra de um discípulo arte marcial.
  5. Ter respeito por outras escolas de artes marciais, use apenas habilidades para a autodefesa e proteger a justiça.
  6. Ser estudioso, fortalecer a mente, enriquecer o pensamento e comportamento.
  7. Viver de maneira simples, com a castidade, lealdade, altos princípios e ética.
  8. Construir um espírito vigoroso de determinação como o aço, vencer os poderes de violência.
  9. Fazer julgamentos inteligentes, realizar lutas com perseverança e agir com o estado de alerta.
  10. Ser auto-confiante, auto-controlado, modesto e generoso.

 

Sobre InteligenciaMarcial

Veja Também

Kung Fu 3

Kung Fu ou Wushu

Kung Fu (功夫) ou Wushu (武術) referem-se à variedade de estilos de artes marciais chinesas (中國武術), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *